Dedicado a trazer Todo o Tipo de Livros, Resumo de materias e Muito Mais

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Os Mistérios do Mundo


Por toda a terra, os povos acreditam em deuses e narraram os seus feitos. Mas porquê fizeram isto?
Em tempos remotos, não existiam aviões nem barcos grandes que davam a volta à terra. Tamém não existiam foguetões para ir ao espaço. Muitas questões ficavam sem resposta. Graças aos mitos, os homens puderam dar um sentido a estes mistérios.

Os Limites do mundo conhecido

Outrora, todas as civilizações conheciam apenas uma pequena parte da Terra. O mar Mediterrâneo e as suas costas não tinham por exemplo, segredos para os Gregos, que as percorriam de barxo. Mas eles não sabiam o que existia além daquilo. Será que era o domínio dos deuses? Situaram durante muito temponos infernos, para onde vão as Almas dos Mortos, a oeste do mediterrâneo. Mais tarde, compreenderam que os mares e a terra continuavam em direcção a oeste e eles imagonaram aí os infernos na superficie da Terra.

O Universo

Cada Povo Representou o universo de acordo com a imagem que via todos os dias no seu país. Os Egípcios viam-no como um vale fértil rodeado por desertos. Para os Viquingues, o mundo tinha como origem  os gigantes do gelo, pois no norte da Europa onde  viviam, reinava o frio. Os Gregos, admirados com todas as ilhas que se espalhavam pelo mal pensavam que Poódon, o deus do mar os havia lançado para aí após um combate entre as divinidades.

As Forças da Natureza

Muitos deuses adquiriam a forma de animais que os homens admiravam ou receavam. Os Egípcios tinham deuses com aparência de crocodilos, vaca ou escorpião; os Índios da América do Norte narravam os feitos de um coiote; os Australianos atribuíam muita importância a serpente...
Como domar as forças benéficas ou violentas da natureza? Quem faz os vulcões entrarem em erupção? Talvez o deus Grego Hefesto? Quem faz chover? Talvez os deuses maias Chac? Na Irlanda, na América, no Japão ou no Egipto, admira-se e adora-se a divinidade do Sol, que ilumina e aquece a Terra. Sem ela, o que seria de nós?

Como Foi Criado O Mundo?

Criação do Mundo


Em todo o lado, surgem as mesmas questões. o que existia antes do Céu e da Terra terem sido criados? Como nasceram os primeiros deuses? Muitos mitos explicam que no princípio só existia uma imensa extensão de água. É o caso, por exemplo, do Japão e da Mesopotâmia.  para outros povos, no início apenas existia o nada: um abismo de gelo na imaginação dos Viquingues, o caos para os Gregos. A seguir nasceram os deuses uqe deram forma ao Céu, à terra e a todas as criaturas, até aos homens.

Porquê os homens?

Poque razão os deuses, que são tão poderosos, criaram os homens? 
Os Gregos pensavam que tinham sido criado para servir os deuses, para os alimentar e para os honrar. Os Babilónios acreditavam que os deuses os tinham feito para fazerem asneiras no seu lugar.
Deste modo, em muitas mitologias, os homens tinham a missão de adorar os seus criadores. E como "fabricaram" os deuses os homents? As divinidades maias fizeram-nos de muitas maneiras, utilizaram primeiro argila, depois madeira e finalmente milho. A última tentativa foi a melhor. Na mitologia Egípcia, foi o deus Khnum que criou os Humanos no seu trono de oleiro e, para os Babilónios, vários deuses uniram os seus esforços para fazerem os homens a partir de argila e de sangue. Na maioria das mitologias, os deuses utilizaram os seus talentos de artesãos para dar vida aos humanos.

Os deuses podem castigar os humanos?

Grandes mitos como os homens foram, às vezes, punidos pelos deuses. Isto acontece quando os humanos deixam de adorar as suas divinidades, fazem muito barulho ou são maus para eles. Os deuses zangam-se e podem, por isso provocar um dilúvio ou tornar os homens mortais quando este não era o caso. A vontade divina é incontestável e os homens devem, por isso, aceitar a punição e sofrê-la.

Em que se Transformam os Mortos?

Na altura da morte, os homens ou a sua sombra, se encontram numa região do mundo frequentemente apresentada como sombria e morna. Às vezes, existe também um paríso maravilhoso, o dos heróis gregos ou o dos valorosos guerreiros viquingues. Em certas civilizações, julgam-se as almas dos mortos, como no Antigo Egipto.


Lembre-se de Acompanhar a Nossa Série de Mitologias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moz Tsakane

Trazendo Sempre o Melhor para Mundo.




Comentarios

Contacte - nos

Nome

Email *

Mensagem *